2021

Outubro:
15-16. Noite de oração pelos poloneses emigrados e seus descendentes. Santuário Nacional de Nossa Senhora de Monte Claro em Częstochowa! Você pode mandar sua intenção ou oração para czuwanie@chrystusowcy.pl

10. Em Curitiba comemoramos 150 anos da presença polonesa nesta capital como também no estado do Paraná. Àa 10 h foi celebrada S. Missa na catedral sob a presidência do arcebispo metropolitano Dom José Antônio Peruzzo. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil fez introdução à celebração destacando que estamos aqui neste templo para agradecer a DEUS e ao BRASIL! Nos poloneses somos gratos ao Brasil que abriu suas fronteiras e acolheu fraternalmente os imigrantes poloneses que procuravam neste pais a liberdade e melhores condições de vida. Gratidão aos Pastores da Igreja Católica no Brasil pela compreensão para com os nossos imigrantes. Graças a esta compreensão eles e seus descendentes puderam e podem rezar nas igrejas manifestando a religiosidade trazida da longínqua Polônia! Concelebraram a S. Missa 8 sacerdotes (o pároco da catedral e 6 poloneses: 1 da Congregação dos Padres Marianos e 5 da Congregação Sociedade de Cristo). Na parte da tarde no Bosque do Papa São João Paulo II continuamos as comemorações através dos atos cívicos e culturais.

 

Setembro:
30. Por ocasião de 150 anos da presença polonesa em Curitiba o Prefeito Rafael Greca fez uma gravação falando sobre a atuação e influencia polonesa sobre a Cidade Sorriso como a Curitiba era chamada pelos jornalistas, escritores brasileiros que vinham do Riio de Janeiro, São PAulo e encontravam na praça central as mulheres polonesas que vinham do interior para vender os produtos coloniais. Porque eram bem vestidas, sorridentes, estes literator por causa desta caracteristica das polonesas começavam chamara Curitiba de Cidade Sorriso! Você pode ler bela mensagem do Estimado Prefeito Rafael Greca de Macedo e assistir um filme com o comentário do Grande Amigos dos poloneses e polônicos curitibanos e paranaenses. Admirador do Papa São João Paulo II. Lembro-me, quantas vezes ele pedia ao então reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil de saudosa memória o Pe. Benedykt Grzymkowski SChr para intermediar para que ele pudesse ser recebido nas audiências pelo Papa São joão Paulo II. Foi ele o idealizador do Bosque do Papa em Curitiba, logo após a visita do Santo Padre na Cidade Sorriso em 1980. A polonidade polonesa em Curitiba deve muito ao Estimado Sr. Prefeito Rafael Greca de Macedo!

As palavras do Digníssimo Sr. Prefeiro Rafael Greca de Macedo:

 

 
Hoje (30/09), é o dia que registra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses em Curitiba, um exemplo é a pioneira - retratada em meu livro Curitiba Luz dos Pinhais - Maria Grzybowskiestes - nascida na Polônia em 1862, chegou e se instalou no bairro Pilarzinho, na antiga colônia dos Voluntários da Pátria em 1875. São tantos os #PolonesesCuritibanos que marcaram e fizeram parte da nossa história, como o grande compositor Henrique Morozowicz (1934-2008) ou até mesmo nosso saudoso prefeito de raízes polonesas, Jaime Lerner (1937-2021). #Dziękuję Aos descendentes poloneses da nossa amada capital, abençoados pela Virgem Negra Nossa Senhora de Chestokova, pela Nossa Senhora dos Montes Claros e que foram coroados pela visita, em julho de 1980, de SS Papa São João Paulo II. Toda nossa gratidão e respeito por este povo que participou da construção da identidade da nossa gente. #StoLatPolônia #VivaCuritiba

07. Faleceu um Grande Sacerdote da nossa Igreja Católica! Um verdadeiro Missionário sensivel, humano e cheio de espiritualidade! Apaixonado pela polonidade brasileira e guardião do arquivo polônico dos Padres Vicentinos em Curitiba! Viveu 90 anos! Que DEUS Lhe conceda a plenitude da felicidade no Céu! Lamento por não poder participar pessoalmente da S. Missa de corpo presente por causa da distância! Rezarei amanha às 7,00 h a S. Missa na Igreja Polonesa em Porto Alegre pelo sufrágio da sua alma! RIP!

 

Abril:

30. Sr. Sergio Sechinski Cônsul honorário da República da Polônia no Rio Grande do Sul convida os polônicos e nossos amigos de outras etnias para um ato cívico e S. Missa por ocasião da festa de 3 de Maio. Para ler este convite, pode clicar aqui

16. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil e Sergio Sechinski cônsul honorario da República da Polonia no Rio Grande do Sul deram uma longa entrevista para radio polonês em Chicago, nos Estados Unidos. Entrevista será transmitida aos 2 de maio, dia dos polônicos e poloneses emigrados. 

 

Março:

18. Bispo Wiesław LECHOWICZ - delegato da Conferência Episcopal Polonesa para a Pastoral dos Emigrantes Poloneses dirigiu aos patrícios que vivem fora da Pátria uma carta com os votos por ocasião da Solenidade da Ressurreição do Senhor - 2021. A mencionada carta encontra-se na biblioteca neste portal em polonês.

11. Faleceu em Curitiba Madre Fabíola RUSZCZYK com 86 anos de Vida e 70 anos de Vida Religiosa. Pertencia à Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.

 

Fevereiro:

22. Faleceu pe. Francisco BRYS, SDB, natural de Dom Feliciano-RS. Viveu 91 anos. RIP!

20. Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler emitiu a nota informando que, por causa da pandemia,  a partir de 22 deste mês não haverá na Arquidiocese celebração de S. Missa com a presença dos fiéis. Missas devem ser transmitidas pelas paróquias via internete.

12. Em razão da continuidade da pandemia, o ministro Jan Dziedziczak – Representante do Governo para Assuntos da Comunidade Polônica e dos Poloneses no Exterior – não tem a possibilidades de visitar os núcleos polônicos espalhados pelo mundo inteiro. Por essa razão, há algum tempo ele se encontra com os compatriotas por intermédio da internet, organizando videoconferências. O ministro Jan Dziedziczak, juntamente com o diretor do seu gabinete Jan Badowski, encontrou-se com 17 representantes selecionados da comunidade polônica brasileira. Participaram do encontro também Jakub Skiba, embaixador da Polônia no Brasil, e Marta Olkowska, cônsul-geral em Curitiba. Do encontro, que durou três horas, participou igualmente Regina Jurkowska, diretora da Cooperação com a Comunidade Polônica e os Poloneses no Exterior do Ministério das Relações Exteriores.

Os convidados para o encontro com o ministro Jan Dziedziczak representaram ambientes polônicos dos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre os participantes da reunião estiveram presentes o representante da capital, Brasília, o Prof. Henryk Siewierski, diretor da cátedra de filologia e literatura polonesa da Universidade de Brasília (UnB), bem como o Pe. Zdzislaw Malczewski SChr, reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Entre os participantes, estiveram igualmente dois cônsules honorários da Polônia – de Porto Alegre e de São Paulo.

07. Morreu em Curitiba o pe. Jorge MORKIS, CM de 82 anos. Realizava várias tarefas na sua congregação. Era último editor do jornal "LUD", que os padres vicentinos polneses publicaram a partir de 1920 em Curitiba. 

06. Faleceu na casa religiosa da Sociedade de Cristo em Puszczykowo, na Polônia pe. Józef WOJDA. Nos anos 1958-1975 realizou a missão no Brasil (Rio de Jnaeiro, Resende, Guarani das Missões, Dom Feliciano, Carlos Gomes). Em 1975 foi para Estados Unidos. Trabalhava em vários paises. Faleceu alcançando 90 anos de vida. Que DEUS Lhe conceda a plenitude de vida!

02. Por ocasião do Dia da Vida Consagrada Sua Excelência Dom Wieslaw LECHOWICZ - delegado da Conferência do Episcopado Polonês para a pastoral dos poloneses emigrados dirigiu uma carta especial para religiosas e religiosos que realizam a missão junto  aos poloneses emigrados e seus descendentes.

 

Janeiro:
08. O Centro da pastoral polônica em Varsóvia informa, que no dia 16 deste mês realizar-se-á Congresso das famílias polônicas via internet (programa Zoom). Inscrições até 14 de janeiro. Mais informações: https://emigracja.episkopat.pl

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzeżone | Todos os direitos reservados