Missionários Poloneses

Mesmo com um olhar superficial para a história da emigração polonesa ao Brasil, não se pode deixar de perceber a presença do clero polonês. Sobretudo em razão dos imigrantes poloneses, começaram também a vir a esse país padres e religiosas da Polônia, a fim de lhes prestar assistência, e não apenas espiritual.
O pe. Wojciech Sojka escreve: “... a respeito dos pioneiros da pastoral polonesa no Brasil lê-se raramente e pouco, e fora do Brasil, quase nada”. Vale a pena, portanto, dedicar estas páginas justamente a esses pioneiros e aos seus sucessores, para que o leitor polonês, e também o brasileiro, possa familiarizar-se com o trabalho dos missionários poloneses nesse país.
História

Os primórdios da Missão Católica Polonesa no Brasil devem ser vistos na nomeação do seu primeiro reitor. Nos documentos acessíveis (Arquivo dos Padres Vicentinos − CM em Curitiba, Arquivo da Província da Sociedade de Cristo no Brasil) não encontrei um documento específico instituindo a Missão. Dos documentos a que tive acesso resulta que por sugestão do arcebispo Dom José Gawlina, protetor da emigração polonesa residente em Roma, no dia 4 de fevereiro de 1953 o Pe. Ludovico Bronny CM, visitador dos padres vicentinos, foi nomeado pela Congregação Consistorial missionário dos emigrantes poloneses no Brasil.
 Portal Polonicus

Copyright © Zdzislaw Malczewski SChr | Wszystkie prawa zastrzezone | Todos os direitos reservados